segunda-feira, agosto 17, 2009

Sobre a verdade

Anuncio a grande mentira da busca pela verdade: a de que se pode parti-la em quantas partes for, e a de que cada parte será igual ao seu todo, sem pôr nem tirar, e a de que cada um tem a possibilidade de possuir uma dessas partes, tendo assim direito pela parte à plenitude.

A verdade, todavia, é que a verdade não se partilha - possui-se e é uma. Como qualquer propriedade, tê-la é exclui-la do domínio de outrem. Acalmai, portanto, vossa busca, pois a tenho eu. É o que basta, não negocio. Partilharia, não me governasse o impossível.

Mas, se não quereis apenas entrevê-la através dos vãos da minha cerca, concedo-vos o roubo, o roubo pela mais sanguinária violência. Que é o único jeito tomar de mim (como também a obtive) a verdade.

Nenhum comentário: